O QUE A MEDICINA CHINESA PODE FAZER POR VOCÊ
Muitas vezes estamos doentes energeticamente e não sabemos. Já não temos o mesmo ânimo, acordamos cansados ou dormimos mal, dor de cabeça, tonturas, dores pelo corpo, fazemos exames laboratoriais e nada acusa. O emocional geralmente está alterado e ficamos triste, deprimidos, ansiosos, inquietos, sem sabermos o por quê.
A medicina ocidental interpreta esses sintomas como stress ou problemas emocionais, enquanto a medicina chinesa entende como o início de doença. Quando não tratados, vão produzir alterações físicas. A matéria só se modifica quando a energia se altera primeiro.
A doença tem três fases:
1. Fase energética - são alterações do estado emocional, perda de energia, alterações do sono, dores de cabeça; é a pilha que está enfraquecendo.
2. Fase funcional - os exames de sangue se alteram, os órgãos passam a funcionar a mais ou a menos. Exemplos: gastrite, alterações hormonais. É a pilha acabando sua carga de energia.
3. Fase anatômica - a matéria já está lesada e é possível ver alterações estruturais, tais como tumores, úlceras, osteoporose, hérnia de disco. É a pilha que já vazou e estragou.
A medicina chinesa trata das alterações energéticas. Por isto, no primeiro e segundo estágio da doença, ela é curativa. No terceiro estágio, a acupuntura é auxiliar no tratamento convencional da medicina ocidental. A medicina chinesa corrige o estado energético.
INVERNO
Entramos no inverno, que energeticamente corresponde à energia do rim. É ele que cuida dos ossos, dentes, bexiga. O rim orresponde à energia da vontade.
Os fatores externos que desequilibram a energia do rim - stress, excesso de trabalho, medo, insegurança.
O sabor que tonifica a energia do rim é o salgado.
As cores que tonificam a energia do rim são o preto, o marrom.
No inverno temos a tendência por alimentos salgados e roupas de tons escuros, e, às vezes, com aquela preguiça para tudo. Isto é energético, quando predomina a energia yin, que significa interior, noite, recolhimento, energia de polaridade negativa, sombra.
In - interior. Ver - olhar.
Então, o inverno simboliza o momento de olhar para o interior, período de recolhimento, reflexão, preparando-se para o despertar da primavera.